► ARTIGOS E DICAS
  • O que é água filtrada

    Falar de água filtrada interessa a todos, afirmo isso porque eu mesmo já procurei muito sobre esse assunto e queria entender o porquê é importante esse processo.

    Todos os dias a água passa por transformações que exigem mais tratamento químico para conseguir remover as impurezas presentes na água bruta (água retirada dos rios).

    O principio dos tratamentos químicos é fazer com que as partículas de “sujeira” se desprendam das partículas da água. Provavelmente você já viu isso acontecendo na piscina, percebeu que o fundo sempre fica com sujeira, isso ocorre devido aos produtos inseridos na água que fazem com que aconteça a decantação da água.

    Nesse exato momento esse processo está acontecendo na caixa d’água da sua casa ou trabalho, devido à água ficar um tempo parada as partículas de “sujeira” acabam indo para o fundo.

    A água filtrada é resultada do processo de remover essas partículas de sujeira através de um processo muito parecido com uma peneira ou coador de café.

    A Água Filtrada é Água Pura?

    A água filtrada não é necessariamente pura, pois dependendo da origem dessa água ela pode estar contaminada por exemplo.

    Vamos separar em dois tipos de água, uma com tratamento químico(essa que você recebe na sua casa) e outra proveniente direto dos rios ou poço.

    A primeira água após passar por um filtro de alta qualidade estará pura e pronta para ser consumida.

    A segunda água para ser considerada pura, tem que ser analisada para saber o que tem misturado nessa água, por exemplo, pode ter coliformes fecais, ou pode ter metais pesados.

    Água filtrada não significa água pura, mas quando a água é tratada e depois filtrada essa água é pura!

    Água purificada é a mesma coisa que água filtrada?

    O conceito de água purificada começou a aparecer quando os filtros a base de carvão ativado foram criados, foi uma forma de se diferenciar filtros com carvão e filtro sem carvão.

    A água filtrada com o carvão vai estar livre de gosto, cheiro e cloro. O carvão faz o trabalho de remover essas características da água através da absorção.

    Água filtrada sem o carvão consegue remover apenas os particulados da água, sendo as areias que vem com a água por exemplo.

    Quando foram reunidos esse dois tipos e apareceu o nome purificador de água.

    Praticamente todos os filtros que são utilizados na cozinha de uma casa são purificadores de água.

    Lembro bem que antigamente havia filtros de barro com as primeiras velas que não tinham carvão, e a água tinha um sabor diferenciado. Conforme o tempo foi passando começou a piorar a qualidade da água e os fabricantes começaram a colocar o carvão dentro da vela, criando já uns dos primeiros purificadores de água.

    Hoje essas velas se modernizaram e tem um processo de filtração muito bom, além de ter o carvão e a prata que impede a criação de bactérias dentro do filtro.

     

     Qual é Mais Garantido Ferver a Água ou Filtrar?

    O processo de ferver a água permite que qualquer bactéria ou contaminante do tipo coliforme morra na água, é uma proteção contra contaminação.

    A água vinda da rua possui um tratamento a base que cloro que faz esse trabalho, ferver essa água seria um garantia extra, porém se você ferver a água e deixar ela armazenada é pior, pois quando a água ferver o cloro presente na água evapora e a água fica sem proteção. Quando a água esta nessa condição pode acontecer dela se contaminar durante o armazenamento.

    Se a sua água não possui tratamento é muito importante ferver essa água e se possível filtrar ela também.

    O mais garantido de é você ferver depois filtrar e consumir sempre toda água e não armazenar.

    Mas de forma simples podemos colocar da seguinte forma:

    Água da rua – Filtrar é o mais importante;

    Água sem tratamento – Ferver é mais importante.

    Qual a diferença entre a água potável e a água filtrada?

    A água potável é uma água livre de contaminação e que atende todos os parâmetros da legislação.

    A água da rua é uma água potável, pois as empresas de tratamento são obrigadas a fornecer uma água potável.

    Água filtrada é uma água que passa por um processo de filtração, e não é necessariamente potável.

    Um exemplo é se a água estiver contaminada com bactérias, então dependendo tipo do filtro não serão removidas essas bactérias, a água será filtrada, mas não será potável.

    Existe Alguma Diferença entre Beber Água Mineral e Água Filtrada?

    Na minha opinião não há diferença, quando o filtro está com a manutenção em dia e a água é tratada não tem diferença.

    Sempre que você beber uma água filtrada e sentir gosto forte é porque o filtro já está velho e precisa ser trocado.

    A água mineral de qualidade também tem sua característica própria, você já olhou o rotulo de analise da água, fica no garrafão.

    Observe que a água tem diferentes tipos de minerais e o PH, sempre que conseguir uma água com PH acima de 7 é melhor.

    O ponto de equilíbrio da água é quando o PH está em 7.

    Agora existe uma diferença bem grande quando comparamos as diversas regiões do Brasil, onde cada lugar tem um tipo de água.

    Tem locais onde é possível beber água da torneira sem filtrar sem nada, outros lugares é necessário passar por mais de filtro, então para essa pergunta não existe uma resposta única.

    Filtro de Água é Muito Caro?

    Existem filtros de todos os tipos e preços, mas se você deseja utilizar esse filtro na água da rua, tenho uma dica incrível para você:

    Todos Seguem o Mesmo Principio!!

    Realizam a retiradas das pequenas areias e sujeiras e depois passam pelo carvão para retirar cloro e gosto da água.

    Uma outra dica, quanto mais carvão melhor, sempre que tiver a opção de escolha vai na que tem mais carvão.

    Se você não pode comprar um filtro mais caro, escolha o mais simples que vai fazer o papel de filtrar também!! Entre não ter o filtro e ter um simples, não pense duas vezes tenha o simples.

    E você toma Água FILTRADA ou de Garrafão?

    Eu após conhecer sobre o processo de filtração e entender que a água que recebo em casa é tratada, parei de comprar garrafão e coloquei um filtro (purificador), agora eu e minha família só bebemos água filtrada.

    Minha sugestão é você fazer o teste, verifique um local onde tenha um filtro e experimente a água, é uma água gostosa como a mineral.

    Já pensou parar de comprar galão e ter uma água filtrada em casa?

  • #Peça1Help

    Gama Service